O ultracongelamento, também chamado de “flash freezing”, é um processo que congela e resfria de maneira mais rápida que o normal, que é realizado por um equipamento chamado ultracongelador. Quando um alimento recém-preparado é levado ao ultracongelador, esse material entra no maquinário e as suas células congelam rapidamente, sendo assim se inicia um congelamento intracelular antes dele ser total, para que reduza rapidamente a movimentação celular para impedir a ação de bactérias oxidantes e mantendo as características originais e nutricionais do produto, já que não se formam microcristais que derretem tirando o aroma e sabor. Para que a técnica seja efetiva, a temperatura fica em torno de -1ºC até -25ºC.
Benefícios:
- Conserva o sabor, textura, cor, aroma e nutrientes originais
- Evita a proliferação de bactérias que podem alterar a qualidade do produto
- Reduz o desperdício de alimentos
- Evita a formação de microcristais de gelo, para que quando descongelado, não perca grande quantidade de líquido
- Facilita a operação, armazenamento e estoque
- Economiza tempo e energia
- Se adequa às normas da ANVISA
- Aumenta a capacidade de atendimento à demanda
Mas afinal qual a diferença entre o ultracongelamento e um congelamento normal?
No congelamento normal, o produto demora até 24 horas para que sua temperatura seja diminuída, sendo assim a água se transforma em cristais de gelo. E quando o produto é descongelado, eles perdem essa água juntamente com os nutrientes, o que os deixam sem sabor, aroma e secos.
Já com o ultracongelamento, é feito em um equipamento adequado com técnica industrial para resfriar que demora apenas uma hora e não se formam microcristais podendo mantendo todas as características do produto e evitando que bactérias se proliferem.